Procurar na página


Contacto

A2 - A expressão do passado - pretérito imperfeito

Quando eu era criança,

 

lia muitos livros.

escrevia cartas.

visitava a minha avó.

andava na escola.

cantava canções felizes.

sonhava ser poeta.

queria viajar por todo o mundo.

comia cerejas.

brincava no jardim.

partia a cabeça.

 

O pretérito imperfeito nos verbos regulares forma-se assim:

 

  • verbos terminados em -ar : cantava, cantavas, cantava, cantávamos, cantáveis, cantavam.
  • verbos terminados em -er: bebia, bebias, bebia, bebíamos, bebíeis, bebiam.
  • verbos terminados em -ir: ria, rias, ria, ríamos, ríeis, riam.
  • verbos irregulares - não há regra fixa. Têm de ser aprendidos.

 

PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO

VERBO SER

 

eu era

tu eras

ele era

nós éramos

vós éreis

eles eram

 

Uso do passado pontual

Quando fui a casa da minha avó,

comi cerejas.

ouvi um CD muito giro.

vi um filme sensacional.

parti a cabeça.

fiz um bolo.

cantei uma canção.

brinquei com um cão.

O uso do pretérito perfeito obedece a regras concretas. Usa-se para exprimir uma ideia de passado que já acabou e que aconteceu pontualmente, ou seja, não se repetiu com frequência.

 

Ontem vi um filme.

Em maio houve um festival de cinema.

Eu pedi-te o livro emprestado.

 

  • terminados em -ar: cantei, cantaste, cantou, cantámos, cantastes, cantaram.
  • terminados em -er: bebi, besbeste, bebeu, bebemos, bebestes, beberam.
  • terminados em -ir: parti, partiste, partiu, partimos, partistes, partiram.
  • os verbos irregulares: não há regra e, por isso, têm de ser estudados com mais cuidado.

 

PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO

VERBO SER

 

eu fui

tu foste

ele foi

 

nós fomos

vós fostes

eles foram

 

Vamos praticar...

 

Passe para o pretérito imperfeito o texto seguinte:

 

Eu vou para casa, mas antes tenho de ir à biblioteca. O meu pai tem um cão muito mau que morde no meu primo. O meu primo viaja com o meu tio para Paris. Eu sei que tu és aluno daquela escola onde a minha prima também anda.  A escola tem as paredes muito sujas porque ninguém as lava. Eu passeio no jardim ao fim da tarde.

Passe para o pretérito imperfeito o texto seguinte:

 

A Sandra viaja para Paris com o pai todos os anos. Ela conhece as principais cidades europeias, mas não se lembra do seu nome. Todos os rapazes e raparigas da sua idade gostam de viajar. Ela pode viajar porque o pai trabalha no estrangeiro. Não se se sabes, mas a Sandra é boa aluna. Ela tem notas fabulosas e sabe tudo o que os professores lhe ensinam.

TEXTO 1 - O Pedro tem um problema

 

Ana: Olá, Pedro!

Pedro: Olá, Ana! Estás boa?

Ana: Sim, estou ótima. E tu?

Pedro: Nem por isso.

Ana: Então, o que se passa contigo?

Pedro: Vou morar para o Porto.

Ana: Que fixe! Quem me dera ir viver para outra cidade.

Pedro: Dizes isso porque não é contigo.

Ana: A sério! Eu gostaria de mudar de ares!

Pedro: Mas eu estou triste porque vou deixar os meus amigos…

Ana: Vais ver que fazes novos amigos no Porto. E logo tu!

Pedro: Como assim?!

Ana: Sim, tu tens muita facilidade em fazer amizades!

Pedro: Pois… Mas os meus amigos são muito importantes para mim e vou sentir a falta deles.

Ana: Depois vens cá fazer-nos uma visita e lembra-te que podes contactar connosco na mesma!

Pedro: Talvez tenhas razão.

Ana: Queres ir dar um passeio com a Rita e a Marta?

Pedro: Não posso. Vou a casa do Mateus.

Ana: Então, depois liga-me, sim?

Pedro: Prometo.

Ana: Adeus!

Pedro: Tchau!

 

 

Texto 2 - Encontro num café

 

 

Leia o diálogo seguinte:

 

 

Ana: Olá, Pedro!

Pedro: Olá, Ana! Estás boa?

Ana: Sim. Estou ótima! E tu?

Pedro: Não.

Ana: Então, o que tens?

Pedro: Estou doente.

Ana: Tens febre?

Pedro: Acho que sim!

Ana: Deves ir ao médico.

Pedro: Sim, vou fazer isso. Vou telefonar ao meu pai para me vir buscar.

Ana: Fazes bem. Eu fico aqui contigo até o teu pai chegar.

Pedro: Obrigado, Ana!

Ana: Não tens que agradecer. Os amigos servem para estas coisas!

 

 

Exercício de escuta ativa

 

Audiovisualize com atenção o documento autêntico que se disponibiliza a seguir:

 

https://www.rtp.pt/noticias/?t=Casal-ingles-que-ganhou-euromilhoes-pensa-comprar-casa-em-Portugal.rtp&headline=20&visual=9&article=488108&tm=7

 

 

 

 

Compreensão oral 1

 

  • Audiovisualize com atenção o documento autêntico seguinte:

https://www.rtp.pt/noticias/?t=Aviao-militar-caiu-durante-festival-aereo-na-China.rtp&headline=20&visual=9&article=488599&tm=7

  • Responda às questões seguintes:

a) O que aconteceu?

b) Quando aconteceu?

c) Quais foram as consequências desse acontecimento?

d) O festival aéreo foi cancelado?

e) Qual a origem do fabrico do avião?

f) Porque sobreviveu o piloto?

Exercício de escuta ativa 1

  1. Ouvir uma primeira vez sem tomar notas.
  2. Aquando da segunda audição, tirar notas do que escutou atentamente.
  3. Na terceira audição, confirmar dados que não tenha percebido bem (números, datas, localidades, etc.)
  4. Redigir um pequeno texto de resumo da informação.

 

https://www.rtp.pt/noticias/?t=Temporal-provocou-danos-materiais-no-norte-do-pais.rtp&headline=20&visual=9&article=493163&tm=8

A expressão do passado - exercício de aplicação

 

  • A Inês _____________ (comer) cerejas ontem à noite. Ela não _______________ (gostar) das cerejas, pois _______________ (ser) amargas.
  • O João _________________ (estar) em casa quando eu lhe _____________________ (telefonar).
  • A Susana __________________ (vender) a casa que ___________________ (ter) em Sintra.
  • As raparigas ______________________ (ler) um livro interessante que o primo lhes __________________ (emprestar).
  • Quando ________________ (ter) doze anos, _____________ (ir) até à Alemanha.
  • Os rapazes ____________________ (dizer) que tu ________________ (estar) doente.
  • Naquela tarde, eu e a Rute ___________________ (ir) de casa a pé, mas o pior é que __________________ (chover) torrencialmente.
  • Ele já ___________________ (conhecer) a Susana quando eu a _____________________ (conhecer).

A expressão do futuro

 

  • O futuro em português forma-se a partir do infinitivo, juntando-se-lhe as terminações seguintes:
  1. beber + ei = beberei
  2. beber + ás = beberás
  3. beber + á = beberá

 

  1. beber + emos = beberemos
  2. beber + eis = bebereis
  3. beber + ão = beberão

 

  • Há outras maneiras de expressar o futuro:
  1. Usando o presente do indicativo com um indicador de futuro (advérbio, locução adverbial): Amanhã janto fora.
  2. Usando uma construção perifrástica: Amanhã hei-de ir jantar fora.
  3. Usando uma construção com o verbo ir: Amanhã vou jantar fora.

Uso do futuro - exercício prático

  • Passe o texto que se transcreve a seguir para o futuro:

 

O Daniel estuda em Bucareste. Aí ele aprende romeno e estuda medicina. O Daniel aluga um quarto que deve ser caro, pois ele quer ficar no centro da cidade. Para ser médico o João precisa de estudar, por isso lê muitos livros técnicos, consulta obras científicas e faz resumos das matérias estudadas. Mas o Daniel sabe o que tem de fazer.

Audição de um documento autêntico

 

A. Ouça o documento no diretório: https://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=530698&tm=7&layout=122&visual=61

 

B. Assinale as afirmações que se transcrevem a seguir como verdadeiro ou falso:

 

  1. Houve uma tempestade que provocou o descarrilamento de um comboio.
  2. O acidente teve lugar nos Estados Unidos da América.
  3. Morreram exatamente  três pessoas.
  4. Houve por volta de cinquenta vítimas.
  5. Aconteceu na cidade de Ontario.
  6. As vítimas eram funcionários.
  7. As razões do acidente são desconhecidas.

 

 

Avaliação da expressão oral

 

Descreva as imagens oralmente: